24 janeiro 2007

A "SOL" NÃO NASCE PRA TODOS


Por que será que na nova propaganda da cerveja SOL não aparece nenhum negro?...minto, o único negro que aparece é o vendedor de cerveja. Será que os negros deste Brasil não consomem cerveja? Não são dignos de aparecer num comercial onde todos parecem desfrutar das delícias do verão? Mas claro, alguém tem que fazer o trabalho "sujo". Desfilar por entre os guarda-sóis como vendedor, enquanto todos se divertem?! Só podia ser trabalho para um negro! Não quero dizer com isso que ser vendedor é um trabalho sujo, mas dentro do contexto do comercial a figura do negro ali representada por aquele vendedor ambulante, desfilando no sol quente enquanto todos se divertem, parece algo que lembra os tempos da escravidão. Pelo menos é essa a idéia que o comercial bem discretamente passa. Digo discretamente porque as crianças negras que assistem talvez não tenham essa consciência, mas de alguma forma esta informação será assimilada por elas nos inúmeros comerciais veiculados diariamente nas emissoras de tv como este. Depois fica fácil entender porque existem crianças como a que vemos na novela das oito que discriminam as pessoas de sua própria raça. Ela, provavelmente, cresceu em uma sociedade que diz pra ela o tempo inteiro, de várias formas e ainda potencializada nos comercias de TV, que ela não tem direito, é feia, só presta pra certas coisas, é suja, é diferente, num mundo o onde respeito pelas diferenças é algo ainda muito distante. E enquanto houver propagandas como esta, filmes e novelas disfarçados de promoverem a cultura e que acabam disseminando o racismo e outras formas de preconceitos, essa distancia tende a aumentar ainda mais.

Nilo dos Anjos

2 comentários:

  1. Realmente a volta e meia nos deparamos com essa vergonha que é racismo em nossa televisão! é a propaganda dessa nova cerveja( que digamos, pelo deslize já entrou mal no mercado!), e nos comerciais da Fox da volks, da Dove, nos comerciais de natal de alguns shoppings(pelo menos aki no Rio) em aparecem lindas crianças caucasianas com seus lindos olhos azuis, realmente são lindas! mas e as lindas crianças negras, ou será que o negro é feio?! O negro não consome?! Não participa da economia deste país?! Ora, estamos em um país em que grande parte da população é negra! Vamos ter orgulho do nosso povo! Que é lindo e multiracial!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu comentário Lilis.

    Quando as pessoas, como eu e você, se portarem dessa maneira, ou seja, reclamando, exigindo explicações, se manifestando, tenho certeza que este tipo de abuso e outros tantos deixarão de acontecer na TV brasileira. Mais interessante ainda seria se deixassemos de consumir tal produto que nos desrespeitasse. Espero, sinceramente que não estejamos distante disso. Um abraço.

    ResponderExcluir