24 janeiro 2007

PÉROLAS DA INTERNET


Prova de física


Pergunta feita pelo Prof . Fernando da FAETEC em sua prova final do curso em maio de 1997. Este doutor é reconhecido por fazer perguntas do tipo "Por que os aviões voam?" em suas provas finais. Sua única questão na prova final de maio de 1997 para sua turma foi:



"O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta."

Vários alunos justificaram suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma. Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:

"Primeiramente, postulamos que se almas existem, então elas devem ter alguma massa. Se elas tem, então um conjunto de almas também tem massa.Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno?

Podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno ela nunca mais sai. Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia: algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno....

Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei deBoyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relaçãoentre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante.Existem então duas opções:

1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.

2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO.

Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FATEC me disse, no primeiro ano:


"Só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar", e levando-se em conta que ainda não obtive sucesso na tentativa de ter relações sexuais com ela, então a opção 2 não é verdadeira.


Por isso, o inferno é exotérmico.


O aluno Sérgio Fonseca tirou o único 10 na turma.


MORAL DA HISTÓRIA


"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho

original."


(Albert Einstein).








A "SOL" NÃO NASCE PRA TODOS


Por que será que na nova propaganda da cerveja SOL não aparece nenhum negro?...minto, o único negro que aparece é o vendedor de cerveja. Será que os negros deste Brasil não consomem cerveja? Não são dignos de aparecer num comercial onde todos parecem desfrutar das delícias do verão? Mas claro, alguém tem que fazer o trabalho "sujo". Desfilar por entre os guarda-sóis como vendedor, enquanto todos se divertem?! Só podia ser trabalho para um negro! Não quero dizer com isso que ser vendedor é um trabalho sujo, mas dentro do contexto do comercial a figura do negro ali representada por aquele vendedor ambulante, desfilando no sol quente enquanto todos se divertem, parece algo que lembra os tempos da escravidão. Pelo menos é essa a idéia que o comercial bem discretamente passa. Digo discretamente porque as crianças negras que assistem talvez não tenham essa consciência, mas de alguma forma esta informação será assimilada por elas nos inúmeros comerciais veiculados diariamente nas emissoras de tv como este. Depois fica fácil entender porque existem crianças como a que vemos na novela das oito que discriminam as pessoas de sua própria raça. Ela, provavelmente, cresceu em uma sociedade que diz pra ela o tempo inteiro, de várias formas e ainda potencializada nos comercias de TV, que ela não tem direito, é feia, só presta pra certas coisas, é suja, é diferente, num mundo o onde respeito pelas diferenças é algo ainda muito distante. E enquanto houver propagandas como esta, filmes e novelas disfarçados de promoverem a cultura e que acabam disseminando o racismo e outras formas de preconceitos, essa distancia tende a aumentar ainda mais.

Nilo dos Anjos