31 março 2009

Quem quer ser um milionário ?




QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

Ninguém apostaria que Jamal Malik chegasse a algum lugar; pelo menos,algum lugar fora daquela favela miserável em que nasceu e cresceu aos trancos e barrancos como crescem as ervas daninhas. Quem sabe, teria o destino dos seus iguais; com sorte, seria capanga de algum brutamontes explorador de crianças ou terminaria os dias cego, pedindo esmolas com um cantochão monótono e triste. Se fosse mulher, certamente seria prostituta, talvez desde os sete ou oito anos,s ubmetida a um odioso cafetão. Assim é na Bombaim que Jamil nasceu,hoje chamada Mumbai, mas parece que foi a única mudança que houve,mudou o nome, só: a miséria é a mesma, a fome não mudou nada, a violência crescente, doída, desumana, também não.
Mas, Jamal era diferente; tinha a marca dos vencedores que eu chamo a marca de Caìm; tinha auto-confiança,persistência e determinação,mas,sobretudo,coragem;suportou a fome, a insegurança, a tortura, a miséria extrema (perto das favelas da India, as do Rio são Vieira Souto), a morte da mãe, a separação da garota que amava. E, sobretudo, aprendeu com o sofrimento. E chegou lá.
Este é o tema do magistral filme ”Quem quer ser um milionário?” (Slumdog Millionaire), ganhador de 8 Oscars, desde a semana passada, no circuito. Todos deveriam vê-lo; esta ordem deveria estar na Constituição, nos decretos, na lei-gente! é imperdível!
A direção impecável de Danny Boyle, a interpretação dos atores, a música, as canções,os cenários, tudo, faz deste, um dos maiores filmes de todos os tempos. Dev Patel, que faz Malik, um jovem estreante, dá um banho de representação.
Irrfan Khan, um excelente ator, faz o chefe de policia de uma forma impecável .Ele é pago pelo dono do programa de perguntas e respostas ,uma espécie de Silvio Santos de lá, para extrair do rapaz o motivo de estar acertando todas as perguntas; um slumdog, (cachorro de favela ,Chica ,era como se tratavam as crianças na Índia) um favelado miserável e ignorante, como poderia ter tal conhecimento? Assistam o filme para saber.Como digo sempre,inteligência não é cultura e o doce Jamal provou que eu estou certa. Sem estudos e talvez escrevendo com erros gramaticais e ortográficos dá um banho nos intelectualoides que abundam em todos os lugares.
Quando o filme acabar,se vocês não estiverem cegos pelas lágrimas,que,naturalmente derramaram,não saiam da sala.Ainda teremos muita novidade,algo lindo,que lembra o “West Side Story”

RoteiroRoteiro_de_Filme_ou_Novela-->QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? -- 01/03/2009 - 10:53 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Extraído site Usina de Letras www.usinadeletras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário