30 junho 2006

ESCADAS


ESCADAS, originally uploaded by r a f a e l r e n t e.

ESCADAS

O que seria de nós sem elas.

Tudo bem que o elevador é um equipamento do qual o invento foi um marco não só para a indústria da construção civíl, mas também para o mundo dos negócios. Imaginem só o que seriam dos grandes predios empresariais sem essa engenhoca que passa o dia todo subindo e descendo carregando pessoas, objetos e animais até onde o limite técnico do ser humano permite.

Porém, não devemos esquecer que antes dessa nobre invenção, as escadas foram o principal meio de transporte vertical utilizado.

Desde a Era Egípcia por volta de 2780 a.C, as pirâmides Miquerinos, Quéops e Quefren foram erguidas à força humana com o uso de enormes pedras encaixadas umas nas outras. Para se ter uma idéia, a maior delas é a Quéops que pesa cerca de 6 milhões de toneladas e foi montada sem ajuda de qualquer tipo de máquina. Já nesse tempo os homens se preocuparam em fazer com que a tarefa de chegar até a entrada desse gigantesco túmulo - pois as pirâmides era construídas para abrigar o corpo dos imperadores egípcios mortos - fosse, para os padrôes da época, algo que se realizasse com certa facilidade. O acesso a parte interna desse monumento fica mais ou menos na metade da altura do mesmo, 69 metros acima do chão. Com isso, planejaram a disposição das pedras que compõem as pirâmides, de forma que na parede exterior da mesma se formassem escadas as quais dariam acesso à entrada. Devemos considerar que os degraus não passuiam a mesma uniformidade das escada nas quais pisamos hoje, porém não é qualque pessoa que sabe descrever como um povo de conhecimento tão retórico pôde planejar e executar algo tão complexo.

Se analisarmos, não só as pirâmides do Egito são dotadas de grandes escadas. Os Castelos da Normandia entre outros castelos que possuem grandes escadarias, e temos também um exemplo muito popular que é a Escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Penha. A mesma originou-se de uma capela construía no alto de um penhasco, que ficava nas terras de seismaria de Baltazar de Abreu Cardoso e hoje essa região se denomina por Bairro da Penha, situada no Rio de Janeiro. Com a fundação da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha em 1728, foi cavado na rocha uma escada para facilitar o acesso dos fiéis. E já no século 20, mais precisamente em 1913 essa escada foi ampliada passando a ser constituída por 365 degraus, número este que continua até os dias de hoje. Com isso, a igreja tornou-se lugar de peregrinação e uma grande quantidade de devotos sobem essa escadaria de joelhos para pagar suas promessas. Ou seja, as escadas muitas vezes além de serem usadas como um meio de deslocamento vertical são utilizadas para outros fins.



Rafael Rente Martins

Uploaded by r a f a e l r e n t e on 8 May '06, 11.58am PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário